(85) 3342.2767
contato@cisvale.com.br
Palavra do Diretor
Home Institucional Palavra do Diretor

Antes da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), a saúde do nosso País era um verdadeiro caos, em que as pessoas pobres eram maioria, não tendo suas carteiras de trabalho assinadas, essas pessoas e suas famílias, só seriam atendidas nas Santas Casas de Misericórdia, onde formavam imensas filas na esperança de receberem um atendimento médico o que nem sempre acontecia e muitas desistiam de tentar e preferiam voltar para casa e tentar os remédios alternativos, que na maioria das vezes não dava certo. Logicamente esse acontecimento não dava nem uma repercussão na mídia, por se tratar de pessoas pobres e ser um fato comum.

Com a implantação do SUS, essa triste e mal fadada realidade mudou em todo país, muito embora ainda esteja longe do ideal, mas um caminho muito longo já foi percorrido, sobretudo no Ceará e mais precisamente no governo Cid Gomes e sua competente equipe, que além de melhorar o que existia, idealizou um projeto muito ousado de descentralização da saúde para o nosso Estado, para tirar essa grande concentração de pacientes dos hospitais de Fortaleza, onde ficavam amontoados, inclusive nos corredores sem a menor chance de serem atendidos dignamente e em tempo hábil para sua recuperação. O projeto prevê uma verdadeira revolução na melhoria do atendimento e da qualidade da saúde pública no Ceará, com implantação de: 04 Hospitais Regionais, 22 Policlínicas Regionais, 18 CEOs Regionais e 48 Unidades de Pronto Atendimento – UPAs para funcionar 24h, SAMU com 04 Pólos Regionais e 150 Unidades Básicas de Saúde, que em tempo recorde todas as construções foram feitas e quase todas já funcionando.

Tudo isso só foi possível pela vontade política e visão de futuro do Governador Cid Gomes e com essa mesma visão selecionou sua equipe. Como um ótimo exemplo, temos a SAÚDE, que foi nomeado para Secretário, o atual Deputado Federal João Ananias, que dirigiu a Secretaria com muita competência e foi na sua gestão que nasceram os consórcios e para dar continuidade a esse trabalho e que está fazendo com muita competência, é o atual Secretário o Dr. Arruda Bastos.

Importante ressaltar, que o consórcio é a única saída para melhoria no atendimento e na qualidade da saúde pública em nosso País, sendo o Ceará o pioneiro. O consórcio é uma forma de unir força e por isso não tem como dar errado porque se faz mais com menos recursos, e logicamente para isso acontecer é incontestável a tomada de decisões política como aconteceu em nosso Estado. É por demais conhecidos que a maioria dos Municípios tem como principal fonte de renda, o Fundo de Participação dos Municípios – FPM, que não dar para atender as necessidades mínimas e o consórcio dá essa oportunidade.

Nós quanto equipe do Consócio Público de Saúde Inter federativo do Vale do Curu – CISVALE, acreditamos com total convicção que, o que está esboçado no logotipo da bandeira do CISVALE, vá realmente acontecer na nossa Microrregião, uma verdadeira interação de força na melhoria do atendimento e da qualidade da saúde pública de todos os municípios, o que na realidade já está acontecendo. Com essa parceria envolvendo os governos: Federal, Estadual e Municipais no sistema de consórcio, não tenho dúvida alguma que a situação da saúde dos municípios vai melhorar continuamente até alcançar o desejável que é se ter uma saúde de qualidade para todos os municípios, é o que todos desejamos e batalhamos para acontecer.

Sinto-me honrado em fazer parte dessa equipe, pois estou nessa batalha desde o princípio com o então Deputado Federal João Ananias e agora depois de implantado contamos com total apoio do Dr. Arruda Bastos e de toda sua equipe como também da 2º CRES, sob a coordenação da Dra. Verônica e toda sua equipe.

Manoel Lopes Martins

Diretor executivo do CISVALE